Menu




Clique aqui para editar.

A rádio Pampulha nasceu do sonho de dois jornalistas, moradores da região, que tem o rádio e o local  como paixão. Resolveram então unir as duas coisas e enaltecer a Pampulha através do rádio, dessa forma divulgando-a para o mundo !
Pampulha é uma região  de Belo Horizonte, localizada sob as coordenadas 19° 51' 44" S 43° 58' 14" O, sendo a lagoa artificial de mesmo nome uma das principais atrações turísticas dessa cidade.
O Iate Tênis Clube foi inaugurado em 1943, a sede tem a forma de um barco, que se lança pelo espelho d'água. Completando a magia do lugar, o paisagista Roberto Burle Marx deu o tom colorido com seus jardins e o painel pintado intitulado "O Esporte".

Casa do Baile foi inaugurada em 1943 para abrigar um pequeno restaurante, um salão com mesas, pista de dança, cozinhas e toaletes. Situada numa pequena ilha artificial ligada por uma pequena ponte de concreto à orla. Referência da moderna arquitetura brasileira, seu projeto original e seu paisagismo foram concebidos por Oscar Niemeyer e Burle Marx respectivamente.

Igreja São Francisco de Assis, foi inaugurada em 1943. O projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer, e o cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso. Foi o último prédio a ser inaugurado do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

É considerada a obra-prima do conjunto. No projeto da capela Oscar Niemeyer faz novos experimentos em concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma  abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares. 

Seu interior abriga a Via Crúcis, constituída por catorze painéis de Cândido Portinari, considerada uma de suas obras mais significativas.  Os jardins são assinados por Burle Marx. Ceschiatti esculpiu os baixos-relevos em bronze do batistério. 

Museu de Arte da Pampulha, antigo Cassino da Pampulha, integrante do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, enfoca tendências artísticas variadas em mostras, pesquisa e conceituação. No seu acervo, obras da arte contemporânea brasileira. É um dos prédios construídos pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo engenheiro Joaquim Cardoso ao redor da lagoa da Pampulha, a pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek, no início da década de quarenta. Foi o primeiro prédio do conjunto a ser construído.

Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, foi inaugurado em 1965, é o quinto maior estádio do BrasilO estádio é parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por  Oscar Niemeyer e construído entre 1942 e 1944. Em 17 de julho de 2016, o local passou a ser considerado Patrimônio da Humanidade, após reunião de membros da Unesco em  Istambul, na Turquia.